5 dicas para organizar seu orçamento
5 Passos rápidos para organizar seu orçamento e começar a investir. Dica em pouco mais do que 4 minutos de forma objetiva e sem enrolação. Você tem pouco mais do que 4 minutos para começar a se organizar e ter suas finanças em dia?
Organizar as finanças pessoais pode parecer chato mas é fundamental para colocar a vida em ordem. O descontrole financeiro afeta o emocional e atinge todos os setores da vida. Colocar no papel quanto entra e sai de dinheiro, não usar o cartão de crédito achando que é parte do salário e gastar menos do que ganha apesar de parecer simples na teoria; é difícil de aplicar na prática no dia a dia dos brasileiros. A renda média da maioria das famílias brasileiras também não ajuda na hora de fechar o mês. Guardar dinheiro é muito complicado para a grande maioria das pessoas mas nem tudo está perdido se você seguir esses 5 passos iniciais:
Dica 1:
Coloque no papel o quanto ganha e o quanto você gasta. É mais fácil identificar o quanto ganha pois geralmente a sua renda vem de uma única fonte como salário para empregados ou serviços prestados para profissionais liberais. O desafio é organizar quanto se gasta. E para isso, mais importante do que QUANTO é saber COMO se gasta.
E para saber COMO se gasta você precisa separar os tipos de gastos que tem. Exemplo: Gastos com moradia (aluguel, condomínio, IPTU, contas de luz, gás, etc). Outro exemplo: Alimentação ( Super Mercardo, restaurante etc); Saúde nos casos de plano de saúde, medicamentos e consultas médicas em geral; Educação para quem tem filhos na escola ou faculdade por exemplo, nesse subgrupo entram gastos com material escolar mensalidades; Lazer também deve ser analisado a parte. Podem ser classificados como gastos nesse nicho passeios, viagens e compras.
Dica 2:
Faça um levantamento das suas dívidas. Saiba os prazos, a taxa de juros que você paga e quanto tempo falta para quitá-las. Renegocie para que caiba no seu orçamento e não comprometa mais do que 30% da sua renda. Troque uma dívida cara por outra mais barata. Saiba se a dívida é de curto, médio ou longo prazo. A prestação da casa própria é um exemplo de dívida de longo prazo, o financiamento de um veículo pode se enquadrar em dívida de médio prazo e a fatura do cartão de crédito caso você não tenha caído na tentação de pagar o mínimo todo mês é um bom exemplo de dívida de curto prazo.
Identificou as receitas e despesas e o mais importante os TIPOS de despesas ? vamos a próxima dica.
Dica 3:
Monte um orçamento das suas finanças pessoais. Montar um orçamento doméstico é fundamental para você sistematizar os gastos e estabelecer limites dentro de cada grupo de contas a pagar.
Vamos a um exemplo: Voltando ao passo 2 vamos supor que você limitou seus gastos com empréstimos e financiamentos em 30% do seus ganhos; sobrou 70% desse valor para você organizar os gastos do passo 1. Aqui você precisará definir quais são suas despesas mais importante e definir prioridades. Algumas despesas são recorrentes e tem valor fixo como aluguel por exemplo. Outras você pode controlar e reduzir como consumo de luz por exemplo.
Dica 4:
A quarta dica tem a ver com a terceira. Sobrou 70% mas você conseguiu enquadrar suas despesas em valor inferior ? Comece a guardar dinheiro. Não conseguiu ? Que tal separar algum dinheiro antes dos gastos nos próximos meses ? Pague a si mesmo primeiro. Aliás antes de planejar os gastos é fundamental reservar uma parcela da sua renda para isso. Comece com uma meta de guardar 10% do que ganha todo mês. Esse primeiro passo será fundamental para a formação da sua reserva de emergência que poderá te socorrer em tempos difíceis. Falando em Reserva de Emergência; tem vídeo lá no canal sobre o assunto. Clique para saber mais link do vídeo no canal sobre reserva de emergência.
Dica 5:
Vamos a quinta e última dica; Comece a investir de verdade. Se organizando, sobrará dinheiro, sobrando dinheiro é possível poupar; poupando você acumulará reserva financeira e poderá investir. Torne isso um hábito e tenha uma vida próspera. Procure estabelecer metas e tudo parecerá mais fácil com o tempo. Comece imediatamente a organizar seu orçamento. Organize suas dívidas mas invista ao mesmo tempo enquanto elas estão sendo pagas. Muita gente diz que tem que quitas as dívidas primeiro e só depois investir. Não faça isso. Não viva somente para pagar dívidas. Invista! Quanto antes começar melhor. Nunca é tarde para começar.
Conclusão
Gostou dessas dicas ? conheça o canal do blog econosimples onde falo sobre diversos assuntos relacionados a finanças pessoais e economia de forma direta e sem enrolação. Agora eu deixo uma tabela que resume tudo que foi dito até aqui. Um forte abraço e bons investimentos.
