22 de agosto de 2021

Fundos Imobiliários: COMO viver de Renda Passiva

Por fariascarlos.ac

Você sabia que já somos mais de 3 milhões de CPFs na bolsa de valores ? Com a democratização da internet que permitiu aos brasileiros terem acesso a canais de finanças como o canal do blog Econosimples, oferecendo conteúdo financeiro gratuito, ao contrário das mídias tradicionais, mais o fato da taxa de juros da economia chegar a sua mínima histórica, muitos brasileiros saíram da renda fixa e migraram para o mercado de capitais de renda variável.

No entanto, devido a falta de educação financeira muitos migraram sem entender ou conhecer minimamente as novas classes de ativos desse tipo de investimento. Dentre os caminhos possíveis, dois que se mostram bastante promissores para essa transição do brasileiro da renda fixa para renda variável é investir em duas classes de ativos entre outras: Ações e/ou Fundos Imobiliários.

canal do blog Econosimples

Ao contrário das ações onde você se torna sócio de algumas das maiores companhias brasileiras listadas na bolsa com grande volatilidade de curto prazo em alguns papéis, temos os Fundos Imobiliários. Em tese é um ativo mais próximo da renda fixa pois sofre menos oscilação no valor de suas cotas e são lastreados em imóveis, algo mais próximo do imaginário do brasileiro, que sabe bem o que é ter a casa própria diferentemente de ter a empresa própria.

E por que você recém chegado à bolsa deve investir em Fundos Imobiliários?

Muitos FIIs além de sofrerem menos oscilação do que as ações (uma espécie de renda fixa dentro da renda variável) pagam na maior parte do tempo proventos regulares e mensais para quem pretende viver de renda passiva seja na aposentadoria ou ao longo da jornada de formação de patrimônio. Além de pagar proventos mensais, ou seja, distribuição dos lucros auferidos dos  imóveis  alugados  proporcional ao número de cotas daquele fundo, ainda possui a vantagem da valorização da própria cota de acordo com a valorização dos imóveis ou compra e venda de imóveis pelo gestor do fundo ao longo do tempo.

Mesmo para quem possui imóvel físico de fato, há muitas razões para considerar a possibilidade de migrar seu dinheiro para esse tipo de investimento. Investir em Fundos Imobiliários, principalmente para quem está iniciando, não te obriga a ter grandes quantias de dinheiro pois permite começar com pouco dinheiro uma vez que você não precisa comprar um imóvel inteiro e sim parte (cota) dele.

Outra vantagem para quem pretende viver de renda passiva e receber proventos mensais equivalentes a dividendos caindo na sua conta todo mês é que existem os Fundos imobiliários multi, multi, multi que permita que você invista em múltiplos imóveis, em múltiplos lugares com múltiplos inquilinos. Ou seja, reduz sensivelmente o risco de calote; caso algum inquilino deixe de pagar, terão outros. Geralmente muitos Fundos tem mais de um imóvel inclusive em mais de um lugar além do fato de você poder investir em mais de um FII em setores diferentes. Existem fundos imobiliários de shopping, hotel, lajes corporativas, galpões logísticos entre outros.

Mais uma vantagem  que o cotista de Fundos Imobiliários tem  em relação a  ser proprietário de um imóvel ou uma unidade de imóvel é que não há cobrança de imposto de renda sobre os proventos pagos pois possuem isenção para atrair investidores nesse segmento que ainda é relativamente novo no mercado de capitais brasileiro.

Investir em Fundos Imobiliários é pra você?

Sem sombra de dúvida, os Fundos de Investimento Imobiliário servem tanto para iniciantes que migraram para bolsa já com patrimônio formado querendo viver de renda passiva, como para aqueles que começaram a formar patrimônio ou irão começar agora e querem garantir uma renda passiva no futuro sem depender do governo e do INSS.

Há cotas sendo negociadas na bolsa abaixo de R$ 50,00. A melhor hora para começar é agora. Basta abrir uma conta em uma corretora hoje mesmo.

Conclusão:

Caso você tenha se interessado por este tipo de conteúdo e quer saber mais sobre o assunto mas não sabe por onde começar clique nesse link da playlist no canal do blog econosimples onde eu falo em outros vídeos sobre Fundos imobiliários no Brasil e no exterior. Se você gostou desse artigo e deseja que eu poste mais sobre assuntos relacionados a finanças pessoais, já deixe seu like no vídeo desse artigo no canal, coloque nos comentários se você está iniciando na bolsa ou tem dificuldades em entender esse novo mercado, ative as notificações para saber quando sairá vídeo novo por lá e não deixe de se inscrever. Um forte abraço e ótimos investimentos.