ASSET ALLOCATION – O que é e como fazer alocação de ativos?
Você sabe o que é asset allocation? Como fazer alocação de ativos? A importância de tirar o fator emocional dos investimentos? É sobre isso que eu falo neste artigo.
Asset Allocation ou simplesmente Alocação de Ativos. Basicamente é como se deve distribuir os recursos de forma adequada dentro de uma carteira de investimentos. Seja você pessoa física ou um Fundo de Investimentos.
Mas por qual motivo você deve considerar fazer Asset Allocation ?
A razão principal, sem dúvida, é a divisão do dinheiro a ser investido em diferentes tipos de investimento de forma a equilibrar a carteira como investir em: ações, títulos de renda fixa, moedas estrangeiras, dólar, ouro, Reits (fundos imobiliários americanos) criptomoedas … de forma a diversificar e consequentemente proteger o seu patrimônio e da sua família.
A estratégia consiste em montar uma carteira teórica ideal e monitora-la de forma a buscar mexer na sua composição de tempos em tempos a fim de aproximar os investimentos na prática da alocação ideal. Um prazo razoável para fazer esse tipo de alteração na carteira é a cada 3 meses, principalmente para investidores de renda variável pois as empresas costumam soltar seus balanços contábeis 4 vezes ao ano.
Como fazer o Asset Allocation?
Isso vai depender de cada caso. É preciso saber qual a finalidade e perfil do investidor na hora de montar a carteira teórica e buscar os ajustes na hora de investir.
Qual o perfil do investidor? Conservador, moderado ou arrojado? Vamos começar por entender esses perfis:
O que é um perfil conservador:
Prioriza a preservação do capital e tem baixa tolerância a perdas. Assume poucos riscos que possam comprometer seus investimentos. Suporta muito pouca oscilação nos investimentos. Segue um exemplo gráfico de como fazer Asset Allocation com esse tipo de perfil.

Já o perfil Moderado:
Geralmente fica no meio termo entre o investidor conservador (que prioriza a segurança em detrimento da rentabilidade) e o arrojado que assume riscos maiores para rentabilizar o patrimônio. O perfil moderado busca maior equilíbrio entre risco e retorno nos investimentos. Segue outro exemplo gráfico de investidores com esse perfil.

Finalmente o perfil Arrojado:
Esse perfil de investidor geralmente tem como meta uma maior rentabilidade e aceita consequentemente correr mais riscos. Geralmente já conhece os tipos de investimento existentes e suportam as oscilações do mercado. Mais um exemplo gráfico para esse tipo de investidor:

Agora que você já sabe um pouco mais sobre perfil de investimentos me diga aqui nos comentários em qual deles você se enquadra? Partindo do seu perfil defina seu asset allocation de forma racional. Tire o fator emocional dos investimentos e mexa na carteira a cada 3 meses de forma a trazer a carteira real para a carteira teórica.
Conclusão:
Antes de definir seu perfil de investidor e consequentemente estabelecer seu asset allocation procure se informar sobre as diversas classes de investimento. Se você não tem muita noção sobre o que eu estou falando irei deixar um último gráfico sobre tipos de investimento existentes de forma detalhada com mais um exemplo de alocação. Gostou deste conteúdo, não deixe de acessar o canal do blog econosimples e deixe seu like, vamos criar engajamento para o algoritmo do youtube recomendar os vídeos a mais investidores que estão iniciando na bolsa de valores, se inscreva no canal, ative as notificações, compartilhe esse conteúdo e não deixe de comentar. Um forte abraço e ótimos investimentos. Segue o gráfico com as diversas possibilidades de investimento com exemplo de distribuição por asset allocation.
