IPO – Oferta Pública Inicial
Você sabe o que é IPO ? Sabe por que ele acontece ? Já participou ou pretende participar de algum ? É sobre isso que eu falo neste artigo. Meu nome é Carlos Farias e você está no blog do canal econosimples – descomplicando a economia.
IPO da sigla em inglês Initial Public offering significa oferta pública inicial. Quando uma empresa deixa de ter capital fechado e passa a ter capital aberto. O objetivo geralmente é capitar recursos para expandir a companhia mas pode ser para algum sócio vender sua participação entre outras coisas que falaremos a seguir. Por ora, quando uma empresa abre capital o mesmo passa a ser composto por ações, que via de regra podem ser negociadas na bolsa de valores. O investidor que compra ações de determinada empresa passa a ser sócio daquela companhia na proporção de sua participação.
Mas por qual motivo uma empresa buscar fazer IPO ?
A razão principal, sem dúvida, é expansão e crescimento do negócio em que está inserida. Ao abrir capital os sócios fundadores vendem participação nessa companhia em troca de recursos financeiros para atingir tal objetivo. Esse tipo de movimentação muitas vezes busca o que denominamos de crescimento orgânico.
No entanto, o caixa gerado no IPO pode ser utilizado para compra de algum concorrente ou negócio atrelado a sua atividade. Esse tipo de crescimento é chamado de crescimento inorgânico.
Como já dito um dos sócios pode querer vender total ou parcialmente sua participação na empresa para levantar capital para projetos não ligados a empresa em si.
Mas você que já investe na bolsa deve entrar em um IPO?
Isso vai depender de cada caso. É preciso saber qual a finalidade daquela companhia abrir o capital. A oferta é primária ou secundária? Quanto vale o negócio? Qual preço pagar? O IPO será com lockup ou sem lockup ? Para essas perguntas você deve ter as respostas antes de decidir entrar em um IPO.
Se a finalidade da abertura de capital é para expansão do negócio então o dinheiro que entrar será destinado para o crescimento do negócio e consequentemente será uma oferta primária o que é visto com bons olhos pelo mercado. Já se a finalidade é de direcionar os recursos para sócios vendedores então essa oferta passa a ser oferta secundária. O IPO pode ser primário e secundário ao mesmo tempo.
Outra questão importante é verificar se a faixa de preço estabelecida para o IPO corresponde as expectativas do mercado quanto ao valor da companhia em razão do número de ações que serão emitidas. Devido a falta de histórico da companhia na bolsa, entrar em IPOs sempre tem um risco porque você pode pagar caro algo que não vale o preço estabelecido. Para ajudar o investidor nesse tipo de tomada de decisão algumas casas de research costumam emitir relatórios analisando prós e contras antes de fazer a sugestão se recomendam ou não a entrada. A dica aqui é tentar buscar o máximo de informações a respeito do IPO daquela empresa específica e de preferência de mais de uma fonte diferente para tomada de decisão.
Com ou sem Lockup?.
Outra questão importante é definir qual o seu objetivo ao entrar em determinado IPO. É fazer um trade ou se tornar sócio da companhia para o longo prazo? Na hora da decisão fazer sua reserva com lockup te da preferência se a demanda for maior que a oferta. Por outro lado, te prende naquele papel sem poder negocia-lo por um determinado período de tempo que pode variar.
Conclusão
Agora que você já sabe um pouco mais sobre IPO siga esse passo a passo de como comprar ações na bolsa de valores na oferta pública inicial :
1 – Analise o histórico e demonstrativos contábeis da empresa. Se não tiver conhecimento procure obter os relatórios gratuitos que as casas de análises e corretoras fornecem sobre aquele determinado IPO. Nem todos IPOs valem a pena. Seja criterioso e não saia entrando em tudo que é empresa que resolve abrir capital na bolsa.
2 – Reserve as ações no prazo estabelecido através da sua corretora. Você deve se informar sobre o valor mínimo para a reserva e colocar a faixa de preço estabelecida no bookbuilding e se é com ou sem lockup
3 – Verifique junto a sua corretora se a sua reserva foi confirmada ou por e-mail, ou por sms, whatsapp ou qualquer outro tipo de comunicação a depender da instituição financeira. Em caso de dúvida ou na falta de confirmação entre em contato com a central de atendimento. Na confirmação de recebimento da sua solicitação deverá constar que: a corretora recebeu essa informação com o nome da empresa que fará o IPO, se é com ou sem lockup, o valor mínimo reservado e claro o preço máximo que você está disposto a pagar por ativo.
Aguarde o desfecho do IPO e tenha o valor que você indicou na reserva em sua conta na data da liquidação da negociação. Gostou deste conteúdo, deixe seu like, se inscreva no canal do blog econosimples https://www.youtube.com/channel/UCacjZ2EDN4Pt-KmiX4nMBEQ, ative as notificações, compartilhe esse conteúdo e não deixe de comentar. Um forte abraço e ótimos investimentos.