OPEN BANKING
O QUE significa, QUANDO começa, QUEM participa e COMO vai ser ?
Já pensou migrar de um banco para outro sem burocracia levando sua conta junto com seu histórico de crédito para outra instituição financeira que te de acesso a uma série de serviços que facilitará sua vida sem ter que ficar preso a outra ? Conheça o Open Bank que já está sendo implantado no Brasil e promete revolucionar a sua relação com os bancos.
O open Banking é um sistema que promete simplificar toda burocracia junto as instituições financeiras e teve sua primeira fase de implementação em fevereiro de 2021.
De forma bem resumida o serviço vai permitir que as instituições financeiras se conectem às plataformas umas das outras e acessem os dados desde que autorizados pelos clientes.
Através do Open Banking o cliente poderá acessar um financiamento em outro banco que melhor atenda as suas necessidades por exemplo.
Esse sistema já existe no exterior em diversos países sendo exemplo de eficiência na Inglaterra e Austrália. Porém no Brasil, o desafio é como se assegurar que haverá integridade no manuseio dos dados entre as instituições devendo haver vigilância quanto a segurança dos registros que irão gerar a informação.
O open Banking será implantado no Brasil em 4 fases:
Fase 1: Não envolve compartilhamento de dados dos clientes e sim das instituições financeiras sendo implementada nesta etapa o compartilhamento padronizado de dados dos grandes bancos, canais de atendimento, localização de agências, caixas eletrônicos e produtos e serviços oferecidos por cada instituição.
Fase 2: A partir de 15 de julho de 2021 terá início a segunda fase e os clientes poderão compartilhar seus dados e informações da conta bancária, dos cartões e operações de crédito.
Fase 3: Já nesta fase, a partir de 30 de agosto, será possível solicitar autorização de pagamento e encaminhar propostas de operações de crédito. Nesta etapa os clientes terão acesso a serviços de pagamento fora dos bancos e não somente nos canais das instituições. Os clientes poderão compartilhar seu histórico de informações financeiras o que promete facilitar a transferência de recursos.
Fase 4: Na quarta e última fase, no fim da primeira quinzena de dezembro será liberado também as operações de câmbio, investimento, seguro e previdência expandindo o sistema para acesso aos dados desse tipo de produto ou serviço.
Conclusão
O que se espera do Open banking é que esse sistema estimule o surgimento de novos produtos, amplie a competitividade entre os bancos, fintechs e corretoras além do aumento da inclusão financeira no país.
Você já sabia da implementação do Open Bank no Brasil? Espero que tenha gostado deste artigo. Se gostou não perca o vídeo sobre o assunto postado no canal do blog; curta o vídeo deixando seu like, ative as notificações tocando no sino, compartilhe e espalhe conhecimento, se inscreva no canal e não deixe de comentar. Um forte abraço e ótimos investimentos.