TOP 5 setores para investir em Fundos Imobiliários
Quais são os 5 melhores setores para investir em FIIs ? Você já deve ter ouvido de algum familiar ou amigo que investir em imóveis é uma das melhores formas de valorizar seu patrimônio e receber uma renda extra ou viver de renda sem precisar trabalhar não é mesmo? No entanto, a grande maioria dos brasileiros assalariados mal ganham para pagar as contas do mês e estão longe de ter dinheiro suficiente para comprar um imóvel e colocar para alugar visando renda passiva de aluguéis. Mas com o surgimento dos fundos imobiliários se tornou viável investir em imóveis mesmo que você possua pouco dinheiro. E o mais importante! É possível investir em mais de um setor da economia mesmo no ramo imobiliário diversificando seus investimentos e aumentando o risco de não tomar calote.
Ao contrário dos imóveis físicos onde você precisa juntar muito dinheiro para comprar apenas um único imóvel ficando na dependência de um único inquilino o que geralmente pode trazer transtornos em caso de saída do locatário ou não pagamento dos aluguéis, os fundos imobiliários permitem que você invista a partir de 50 reais por mês e em mais de um fundo em setores diferentes com muitos inquilinos garantindo sua renda passiva mensal de forma muito mais tranquila.
E como escolher? Antes de decidir por comprar um fundo imobiliário específico é importante escolher o setor onde esse fundo se encontra inserido na economia.
Se nessa crise causada pela pandemia você tivesse investido apenas em fundos imobiliários vinculados ao setor de turismo como hotéis ou de shopping centers provavelmente você teria uma surpresa desagradável com o lucro dos aluguéis indo praticamente a zero.
Qual é o Top 5 dos setores de FIIs da economia ? Setores vinculados ao varejo online se mostraram mais resilientes em tempos de pandemia e provavelmente irão aumentar sua participação na economia não só no Brasil como no mundo nos próximos anos. Podemos citar como setores que se beneficiam em qualquer tipo de cenário os ligados a galpões logísticos e fundos de papel atrelados a títulos do mercado imobiliário que investem nos certificados de recebíveis imobiliários- CRIs que estão vinculado ao IGPM por exemplo. No entanto os fundos atrelados a setores que sofreram com a pandemia deram ótimas oportunidades de entrada devido a desvalorização de suas cotas no curto prazo.
Sendo assim a melhor estratégia para quem está começando é diversificar os investimentos em setores como hotéis, shopping, lajes corporativas, galpões logísticos e fundos de papel para citar de forma exemplificada o top 5 do momento nessa classe de ativos a fim de obter uma valorização dos imóveis através das cotas sem deixar de receber os proventos mensais e regulares. Lembre-se que não existe uma regra que diga quais são os melhores fundos imobiliários para investimento de forma absoluta podendo variar de acordo com o momento da economia global. Daí a importância de diversificar os investimentos.
Conclusão:
Há cotas sendo negociadas na bolsa abaixo de R$ 50,00. A melhor hora para começar a investir nesses setores é agora! Basta abrir uma conta em uma corretora hoje mesmo e começar os seus investimentos.
Se você gostou desse artigo e deseja saber mais sobre assuntos relacionados a finanças pessoais, acesse o canal do blog ecosimples. Tem vídeo deste artigo publicado lá. Se gostou do texto acesse o canal do blog no youtube e deixe seu like, coloque nos comentários se você está iniciando na bolsa ou tem dificuldades em entender esse novo mercado, ative as notificações tocando no sininho para saber quando sairá vídeos novos por lá e não deixe de compartilhar o vídeo para que mais pessoas tenham acesso a educação financeira além de se inscrever no canal se for a sua primeira vez no econosimples naquela plataforma. Um forte abraço e bons investimentos.